terça-feira, 22 de maio de 2012

MEKNÉS, MARROCOS

Esta sem a menor dúvida foi a cidade mais incrível e cativante que encontrei no Marrocos. É uma cidade imperial que foge da rota turística tradicional. Mas, sem dúvida vale investir um dia da sua viagem nela. 
Os principais atrativos estão dentro da cidade murada. Indico alugar uma caleche, pois fazer a pé é uma longa caminhada, obviamente negociar muito o valor para que o chofer pare em todas atrações que você desejar. Eu negociei e fechei em DH 200,00, no final como ele foi muito simpático demos uma gorjeta, mas esta atitude não é obrigatória. Este valor ainda inclui uma visita guiada a pé pela medina.
Vamos as atrações dentro da Cidade Imperial:
* Lalla Aouda, é a praça principal onde ficam as caleches para negociação. Aqui tirei uma das fotos que mais gostei de toda a viagem.
* Tumba de Moulay Ismail, este rei foi muito, muito sangrento, mas lá comenta-se que ele era cruel com os inimigos, mas bom com os nativos. Não sei qual versão é verdadeira. A visitação a tumba é somente do pátio interno, mas os detalhes da construção e mosaicos são lindos.
 Entrada da tumba
 Pátio interno
Segundo pátio interno próximo a tumba. Os mosaicos são maravilhosos.
Os 'Babs' da Cidade Imperial, a cidade tem vários portões que são chamados de 'babs".
* Palácio Real: O Palácio Real não pode ser visitado podemos apenas tirar foto na frente. O palácio tem uma entrada real e uma para escravos.
 Entrada dos escravos.
Entrada Real.
* Heri es Souani: Este é o lugar mais incrível e fotogênico da Cidade Imperial. Retrata a grandeza e poder de Moulay Ismail. O celeiro tinha capacidade para aproximadamente 2.000 cavalos. A novela "O Clone" da Globo teve algumas cenas gravadas aqui.




* Tanque Aguedal: bem ao lado do celeiro real fica uma espécie de açude que abastecia o celeiro, palácios e jardins de Méknes. Hoje, é ponto de encontro das famílias e jovens da cidade.
Depois deste passeio fomos guiados pela medina, com várias explicações e curiosidades que não saberíamos se não fosse nosso guia. Aliás, nosso guia é um verdadeiro 'gentlamen', muito educado. Andar na media é ter a sensação de estar num filme do Aladim. Algumas das curiosidades que aprendemos:
* Toda medina é um labirinto e a chance de você se perder é de 100%;
* Apenas algumas casas tem água encanada;
* Existem banheiros coletivos que para serem usados precisam ser pagos. As mulheres pagam mais, por causa dos cabelos compridos e por serem muito falantes;
* Há fornos coletivos para assar pães e biscoitos;
* Na medina se vende tudo que se possa imaginar. Há materiais para cozinha, artesanato, comida, mulheres descascando e vendendo legumes na rua, açogue ....
* Briga, por qualquer coisa os marroquinos começam a bater boca;
* As portas, na verdade são duas, uma grande e outra pequena;
* Nem todas as casas tem energia elétrica;
* Nem todos os pontos da medina tem uma iluminação pública;
* Se anda de moto dentro da medina;
  Farmácia Marroquina, eles usam muito chás e temperos para curar doenças.
As portas duplas da Medina. No dia a dia se usa a pequena.
Um dos muitos comércios da medina.
Moto circulando pelos estreitos corredores da medina.
Uma parte da medina, a vida aqui corre normalmente e somos meros espectadores.

Um comentário:

  1. Viagens em marrocos oferece uma grande variedade de passeios marroquino incluindo passeios culturais, Desert Tours , Mountain Tours, Praia Tours excursaoes no deserto do saara . toure cidades imperiais e ait ben haddou, , deserto saara, dicas de viagem, gorge du dades, gorge du todra, marrakech passeio, marrakesh passeio, marraquexe passeio, marrocos, merzouga, morocco, o que fazer marrakech, o que fazer marrakesh, o que fazer marraquexe, o que fazer marrocos, ouarzazate, passeio deserto, passeio saara, roteiro marrocos, viagem deserto, viagem marrocos muito mais . o passeio de ônibus lotado e vêm ter um diferente aventura em seu lugar. Viagens-em-marrocos.com, um familiar empresa de transporte convida você a explorar e experimentar Marrocos em um de nossos veículos 4×4.para mais informacoes contata-nos tel : 00212648680907 web site www.viagens-em-marrocos.com

    ResponderExcluir